➜ 3.09 ─ 14.09.2024
Amparo González Sola é uma coreógrafa e bailarina argentina, que trabalha a partir dos Países Baixos. O seu trabalho vai desde o desempenho da dança a projetos participativos, sendo influenciado pelo seu ativismo feminista e pela sua experiência de migração. Concluiu o mestrado DAS Choreography (AHK, 2022). Estreou “ The conspiracy of forms”, em 2023, e “ The conspiracy of forms”, em 2022, no SPRING Performing Arts Festival, em Utrecht (Países Baixos). Desenvolveu o projeto participativo “Exploring Reciprocity” com residentes em Utrecht (2019-2023), reunindo pessoas de diferentes origens, gerações e disciplinas. É artista associada da Dansateliers (2025-2028) e faz parte do Cultural Common Lab (Utrecht). Colabora, regularmente, com diferentes artistas, investigadores/as e ativistas. O seu trabalho é apoiado por várias instituições holandesas e internacionais.
While taking shape
Aproxima-se destas questões, confiando no que as práticas de movimento e performance nos podem ensinar, através da exploração da relação entre artistas e público. Procura que o público experimente a forma como a sua presença, os seus gestos, a sua posição no espaço, afetam o que acontece na cena e, mais concretamente, no corpo e nos movimentos de cada artista. Explora a relação entre o olhar, a distância e a proximidade.
Nesta peça, colabora com Rita Bifufulco e Alina Ruiz Folini (performance), Vinny Jones (design de luz) Nahuel Cano (criação sonora), entre outras pessoas.
O trabalho estreia em 2025 no Spring Performing Arts Festival (Utrecht), tem coprodução do festival e da Dansateliers (Roterdão) e apoio do BAU AIR, Greenhouse (Amesterdão), workspacebrussels (Bruxelas), Tanzhaus (Zurique), Marres, ROOM Festival (Maastricht), Frascati (Amesterdão), Dansateliers (Roterdão) e CAMPUS Paulo Cunha e Silva (Porto).